Especialidades Médicas

Cardiologia e Arritomologia

A cardiologia é a especialidade responsável por estudar, diagnosticar e tratar as doenças relacionadas ao coração e grandes vasos.  Já a cirurgia cardíaca é a subespecialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico das doenças que acometem o coração.

DOENÇAS CARDÍACAS

São definidas como doenças do coração ou doenças cardíacas qualquer agravo que dificulte ou impeça a boa circulação sanguínea no organismo. 
O coração, que tem como função impulsionar o sangue para o organismo todo, é o principal responsável por uma vida longa e saudável, quando bem cuidado. Os hábitos da sociedade nos dias de hoje, como a má alimentação, sedentarismo, estresse e uso em excesso de substâncias tóxicas como tabaco e álcool, conduzem ao aparecimento de patologias no aparelho cardiovascular. Existe também a possibilidade de o indivíduo nascer com uma patologia cardíaca (congênita) todavia, a maioria das afecções cardíacas é adquirida ao longo dos anos.

As doenças cardiovasculares são mais comuns em indivíduos mais velhos e com histórico familiar. Contudo, isso não significa que pessoas mais jovens e sem histórico na família não possam apresentar estas patologias.

Dentre as principais afecções cardíacas encontram-se o Infarto Agudo do Miocárdio, popularmente conhecido como ataque cardíaco, que se caracteriza por um coágulo que impede por completo a passagem de sangue em parte da câmara cardíaca, especialmente o miocárdio, que geralmente conduz à morte, pois a ajuda médica não chega a tempo de reverter o quadro. Todos os anos, esse agravo mata milhões de pessoas no mundo inteiro.

Outro problema cardíaco muito comum é a insuficiência cardíaca, geralmente resultante de outras afecções do coração, como hipertensão arterial, doença de Chagas, miocardites e doenças valvulares. Caracteriza-se por impedir o fluxo normal do sangue bombeado através das válvulas cardíacas, o que resulta, entre outras coisas, em retenção de líquidos no corpo. Esta é subdividida em quatro tipos: assintomática, leve, moderada e grave. Nesse último caso, é necessária a realização de uma intervenção cirúrgica para que seja feita a correção da anomalia.

As arritmias cardíacas, outro problema cardíaco comum, caracterizam-se por alterações do ritmo ou na frequência dos batimentos cardíacos, podendo ser extremamente lentos, denominados bradicardia, ou exacerbadamente acelerados, conhecidos como taquicardia. Este tipo de agravo é mais comum ao passo que o indivíduo envelhece. Pode ser consequência de outras enfermidades cardíacas, como a coronariopatia, endocardite ou miocardioesclerose, podendo também ser consequência de um infarto ou uso de determinadas drogas ou substâncias (por exemplo, fármacos, álcool, fumo, cafeína).

Outra afecção cardíaca comum é a doença arterial coronária que apresenta como sintoma mais comum a angina, caracterizada por manifestações semelhantes ao enfarte, mas menos intensos e duração inferior (abaixo de 20 minutos).

 

A sintomatologia mais frequente é um aperto no peito que irradia para o braço esquerdo, normalmente acompanhado por falta de ar, sudorese, palidez e náuseas. Esta patologia tem como etiologia o depósito de placas de gordura nas artérias do coração, levando à obstrução desses vasos, fazendo com que o fluxo sanguíneo pare quase completamente. Deste modo, a musculatura cardíaca realiza um maior esforço para bombear o sangue para os tecidos do corpo.

Faça o agendamento
online. É fácil, rápido
e seguro.
Especialidades Médicas

Horário de Funcionamento:

Segunda a sexta - feira das 7:00 às 18:30

Sábados das 7:00 às 13:00

Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 389

Lapa - São Paulo - SP

CEP: 05078-000

(11) 3643-5833

Tel. Principal / WhatsApp

whatsapp.png

(11) 3832-9880

Tel. Alternativo