Exames

Exames

Elastografia Hepática por Ultrassom

Elastografia Hepática por Ultrassom

A elastografia é um exame que pode ser realizado em qualquer órgão, mas sua principal indicação é avaliação do fígado. Geralmente as lesões malignas e também outras doenças tendem a apresentar um tecido mais compacto e menos elástico. A elastografia hepática é recomendada para pacientes com suspeita de doenças crônicas, cirrose e câncer de fígado. 

É um exame utilizado para a investigação de diversas doenças, pois fornece informações diagnósticas adicionais quando comparado a outros exames cuja avaliação é apenas anatômica. Também pode ser usado para orientar biópsias ou, cada vez mais, substituí-las totalmente. As biópsias são invasivas e dolorosas, apresentando risco de hemorragia ou infecção, enquanto a elastografia não envolve nenhum risco. 

Este exame possibilita investigar diversas doenças no fígado através da avaliação da rigidez hepática. Desta forma avaliaremos o grau de fibrose e esteatose que são indicativas de numerosas doenças, incluindo cirrose e hepatite. A elastografia é particularmente vantajosa nestes casos, pois quando a fibrose é difusa, a biópsia pode facilmente perder a amostragem do tecido doente gerando um falso negativo.

A elastografia ainda pode detectar outras patologias em que apenas o exame físico fica limitado como câncer de mama, tireóide e próstata, além de doenças musculoesqueléticas. Quando associada a ressonância magnética ainda é capaz de avaliar a rigidez cerebral.
 
Estudos sobre a aplicabilidade da elastografia estão sendo publicados como por exemplo em rins transplantados para avaliar a fibrose cortical mostrando resultados promissores.

Faça o agendamento
online. É fácil, rápido
e seguro.

Horário de Funcionamento:

Segunda a sexta - feira das 7:00 às 18:30

Sábados das 7:00 às 13:00

Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 389

Lapa - São Paulo - SP

CEP: 05078-000

(11) 3643-5833

Tel. Principal / WhatsApp

whatsapp.png

(11) 3832-9880

Tel. Alternativo