• Lapacor

AVALIAÇÃO CARDIOLÓGICA NA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS

Atualizado: Mar 28



A prática de exercícios físicos em maior ou menor intensidade é muito recomendada nos dias de hoje como forma de se prevenir ou melhorar alguns quadros de doença, além de proporcionar o bem-estar geral.


Antes de se dar início a qualquer atividade física, tanto os indivíduos considerados sedentários, ou seja, aqueles que não praticam nenhuma atividade, quanto indivíduos ativos devem realizar uma avaliação médica com a finalidade de se avaliar o seu quadro de saúde, quais tipos de exercícios e em qual intensidade estes podem ser realizados, se há alguma contra-indicação na prática da atividade e como está sendo o desempenho do individuo (em casos de pessoas que já praticam atividade e em atletas).


Essa avaliação deve ser realizada para se evitar e prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.


Além de ser realizada antes do início da prática esportiva, a avaliação médica deve ser também feita periodicamente, isto é, de tempos em tempos e de acordo com a orientação médica inicial.


A avaliação médica consiste na entrevista do paciente, onde são obtidas informações sobre doenças pré-existentes, histórico familiar e se há alguma queixa por parte do paciente. Dentro dessa avaliação também é realizada uma avaliação cardiológica.


Na avaliação cardiológica devem ser obtidas informações como histórico de doenças cardiovasculares no indivíduo, casos de morte súbita e cardiopatias congênitas na família e se houve algum evento cardiovascular relacionado à pratica esportiva ou esforço como tontura, desmaios, dores no peito, falta de ar e palpitação no coração. Esses sintomas podem estar relacionados a uma doença denominada arritmia cardíaca.


A arritmia cardíaca é caracterizada por alterações elétricas que levam a uma mudança no ritmo dos batimentos cardíacos. O indivíduo pode apresentar um batimento acelerado do coração mesmo em repouso (taquicardia), um batimento devagar (lento- bradicardia) e ainda pode apresentar um descompasso, onde o batimento é irregular.


Como conseqüência mais grave o indivíduo pode sofrer um ataque cardíaco, que pode levar a uma morte súbita. As arritmias podem se originar na parte superior (átrios) ou na parte inferior (ventrículos) do coração e decorre por varias causas como:

Cardiomiopatias, como a doença hereditária cardiomiopatia hipertróficaDoença das válvulas cardíacasAnemiasDisfunções da tireóideUso de medicamentosEm decorrência de infarto, insuficiência cardíaca e doença de Chagas.


Dentre os vários tipos de arritmias, algumas podem ser consideradas benignas e algumas são consideradas como de alto risco. Uma das maneiras de se prevenir o surgimento da arritmia – além de auxiliar no tratamento - é a prática de atividade física. Esta deve ser realizada somente sob orientação do médico cardiologista que deve avaliar qual o tipo de arritmia e se há riscos ou não para o indivíduo.


Para isso, além da entrevista com o paciente o médico deve realizar o exame físico, que consiste na ausculta cardíaca e verificação da pressão arterial. O médico também pode solicitar exames complementares para uma melhor avaliação do indivíduo, tais como:

Eletrocardiograma - avalia o ritmo cardíaco e batimentos por minutoteste ergométrico ou teste de esforço – realizado em esteira, tem como finalidade avaliar a atividade elétrica do coração além da frequência cardíaca e pressão arterialecocardiograma - exame de ultrassonografia que avalia as funções do coraçãoHolter 24h - exame onde o paciente é monitorado por um período de 24 horas para avaliação de ritmo e frequência cardíaca durante suas atividades cotidianas.


Nos casos de pacientes que apresentam arritmias cardíacas o médico deve ter um cuidado redobrado na avaliação dos mesmos, orientando qual o melhor exercício a ser realizado e em qual intensidade, a fim de evitar uma piora no quadro da doença o que pode levar à morte súbita do paciente.


Portanto, é de extrema importância que todos que desejam iniciar a prática de alguma atividade física sejam orientados pelo médico e realizem a avaliação médica e cardiológica para que possam exercer suas atividades de maneira mais saudável e segura.

6 visualizações

Horário de Funcionamento:

Segunda à sexta - feira das 7:00 às 18:30

Sábados das 7:00 às 12:00

Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 389

Lapa - São Paulo - SP

CEP: 05078-000

(11) 3643-5833

Tel. Principal / WhatsApp

whatsapp.png

(11) 3832-9880

Tel. Alternativo