• Lapacor

CÂNCER DE COLO DO ÚTERO



Deve ser realizado em todas as mulheres que teve ou tem relacão sexual, pelo menos uma vez ao ano. É um exame simples e barato, porém algumas mulheres ainda resistem em realizá-lo por medo ou vergonha.


A INCIDÊNCIA DE CÂNCER EM MULHERES É DE 216 MIL CASOS POR ANO E 58 MIL MORTES. O CÂNCER DE COLO UTERINO É A 2ª CAUSA DE MORTE NO BRASIL.

Nos últimos 50 anos a incidência e a mortalidade por câncer de colo uterino vêm diminuindo, graças às novas técnicas de rastreamento do exame de Papanicolaou. Por isso, ele é um dos mais importantes exames para prevenção da saúde da mulher.

FATORES DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO:

• Início precoce da atividade sexual • Número elevado de parceiros sexuais • Multiparidade (ter tido vários filhos) • Antecedentes de doença sexualmente transmissível • Falta de higiene pessoal • Presença do virus HPV


Ele deve ser realizado, pelo menos, uma semana antes da menstruação.

Evitando-se realizar duchas vaginais, colocação de cremes vaginais e relacões sexuais três dias antes do exame.


O exame ginecológico completo consiste do exame e palpação das mamas e depois o exame de Papanicolaou.


Faz-se exame externo da vulva e depois se introduz um instrumento chamado espéculo (bico de pato) pelo canal vaginal para que se possa visualizá-lo e ao colo do útero (parte final do útero, do qual serão recolhidas as células para exame microscópico).


Assim, as células do colo do útero são colhidas por meio de uma espátula (haste de madeira) e de uma escovinha bem pequenina. Essas células são colocadas numa lâmina que é enviada para um laboratório especializado em citopatologia.


O resultado deve ser interpretado pelo médico que deve explicá-lo à paciente. O Papanicolaou também serve para determinar outras condições de saúde de seu corpo tais como nível hormonal, doenças da vagina e do colo do útero.


Se você conhece alguma mulher que ainda não faz esse exame periodicamente, converse com ela sobre sua importância. Lembre-se que a prevenção é sempre o melhor remédio e que o câncer de colo de útero só dá sintomas (dor, sangramento e comprometimento de outros órgãos) quando a doença está muito avançada e neste estágio não há muito o que fazer.


Drª Glauce Cavenague – Consultório LAPACOR

Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 389 - Lapa - São Paulo - SP - CEP: 05078-000 Copyright © 2016. Lapacor. Solution Provider: Cinco Cores

Responsável técnico: Luiz Kencis Jr. CRM 33.061

0 visualização

Horário de Funcionamento:

Segunda à sexta - feira das 7:00 às 18:30

Sábados das 7:00 às 12:00

Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 389

Lapa - São Paulo - SP

CEP: 05078-000

(11) 3643-5833

Tel. Principal / WhatsApp

whatsapp.png

(11) 3832-9880

Tel. Alternativo