Horário de Funcionamento:

Segunda à sexta - feira das 7:00 às 18:30

Sábados das 7:00 às 12:00

Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 389

Lapa - São Paulo - SP

CEP: 05078-000

(11) 3643-5833

Tel. Principal / WhatsApp

whatsapp.png

(11) 3832-9880

Tel. Alternativo

  • Lapacor

Reumatismo

Atualizado: Mar 28



Reumatismo é um termo utilizado para se referir às doenças que acometem as articulações, músculos, ligamentos, tendões e órgãos internos.

As doenças reumáticas não são contagiosas e podem ser causadas ou agravadas por fatores genéticos, traumatismos, trabalho intenso, obesidade, sedentarismo, estresse, ansiedade, depressão e alterações climáticas.

O tratamento consiste na administração de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, acompanhados de injeções locais de corticoides (infiltrações) e fisioterapias.

Citaremos abaixo algumas doenças relacionadas ao reumatismo:

· Artrite Idiopática Juvenil – Doença inflamatório crônica que acomete as articulações e outros órgãos, como pele, os olhos e o coração.

· Artrite Reumatóide – Doença Inflamatória crônica que pode afetar várias articulações.

· Doença de Behcet – Doença que provoca aftas recorrentes, associadas ou não a úlceras genitais, lesões de pele, dores articulares, inflamação no olho, alterações neurológicas, inflamação e trombose em veias, entre outros sintomas.

· Esclerodermia – Doença do Sistema Imonológico que provoca o endurecimento da pele, a qual se torna espessa, lisa e sem elasticidade.

· Fribromialgia - Síndrome caracterizada por dor muscular generalizada crônica, dor à palpação da musculatura, alterações do sono, cansaço e problemas com o humor, a concentração e a memória

· Gota - Doença inflamatória que acomete sobretudo as articulações e ocorre quando a taxa de ácido úrico no sangue está em níveis acima do normal

· Lombalgia - Dor que ocorre na região lombar inferior; problema comum, que afeta mais pessoas do que qualquer outra afecção

· Lúpus Eritematoso Sistêmico - Doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva ou mais rapidamente.

· Osteoartrite (Artrose) - Doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, entre elas os osteófitos, conhecidos vulgarmente como “bicos de papagaio”

· Polimialgia Reumática e Artrite de Células gigantes - Doença que acomete pessoas acima de 50 anos, causando rigidez e dor no pescoço, ombros e quadris

· Pseudogota - Uma forma de artrite causada pelo depósito de cristais de pirofosfato de cálcio nas articulações

· Reumatismo de Partes Moles - Lesão ou inflamação das estruturas que estão em volta das articulações, resultando em bursites, tendinites, entesites e dor miofascial.

· Vasculites - Doença caracterizada pela inflamação de vasos sanguíneos, em que sua parede é invadida por células do sistema imunológico.

5 visualizações