- Lapacor
SÍFILIS

A Sífilis é uma infecção Sexualmente Transmissível, curável, causada por uma bactéria chamada Troponema Pallidum, podendo ser apresentada através de diversas manifestações clínicas e estágios, conforme abaixo:
· Sífilis Primária – Consiste em uma única úlcera genital indolor, com bordas endurecidas e fundo limpo, conhecida por cancro duro. Se manifesta após o período de incubação considerado entre 3 a 4 semanas.
· Sífilis Secundária – Aparece entre 6 e 8 semanas após o cancro duro, podendo incluir lesões cutâneo - mucosas como: roséola sifilítica, sífilis papulosa, alopecia areata e candiloma plano, acompanhadas de febre, mal-estar, cefaleia e adinamia.
· Sífilis latente – Não apresenta sintomas e somente pode ser diagnosticada por testes sorológicos. É dividida em latente recente (menos de um ano de infecção) e latente tardia (mais de um ano de infecção).
· Sífilis terciária – Manifesta-se de 3 a 12 anos após o contágio e pode incluir lesões neurológicas como tabes dorsalis, parestesia generalizada, lesões amolecias cutâneo-mucosas como a gota sifílica e ainda acometimento ósseo e cardiovascular (aneurisma aórtico).
A transmissão ocorre através da relação sexual sem camisinha em contato com a pessoa infectada, podendo ser transmitida também para o bebê durante a gestação ou parto. A possibilidade de transmissão é muito grande entre o primeiro e segundo estágio da doença.
A medida mais importante para a prevenção da doença é a utilização correta e regular da camisinha feminina e/ou masculina.
O diagnóstico pode ser feito através de um teste rápido, com leitura do resultado em no máximo 30 minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial.
Caso o teste rápido seja positivo, uma amostra deverá ser coletada e encaminhada para realização de um novo teste laboratorial para confirmação do diagnóstico.
O tratamento é feito através do medicamento “Penicilina Benzatina”, mais conhecida como Benzetacil, forma mais eficaz de se combater a bactéria causadora da doença.